Os períodos Ediacariano e Cambriano abrigaram espécies que ditaram a evolução da fauna terrestre. Conheça os animais em forma de folha e de tubo.
Uma esfera de fogo, um mundo roxo com cheiro de ovo podre, uma bola de gelo… nosso planeta já teve várias faces. Entenda como seres vivos transformaram – e seguem transformando – a Terra.
Entenda a formação dessa bacia oceânica – e os vestígios que ainda restam dela.
No começo de julho, essa dupla esquentadinha deu dor de cabeça para os italianos. Conheça suas histórias e entenda a atividade recente.
Veja o que os terremotos no Marrocos e na Turquia, as fortes tempestades na Líbia e a seca na Amazônia têm em comum.
As partes mais antigas e estáveis dos continentes formam o grande arquivo da história do nosso planeta. Conheça os crátons.
Uma série de fatores e eventos devem ocorrer para a formação, armazenamento e extração do ouro negro.
De Pangeia à cidade de Santos, entenda os processos naturais (e causados pela ação humana) que resultam nos acidentes.
Os terremotos de fevereiro deste ano não foram novidade para os geocientistas. Veja por que a região ainda deve sofrer com tremores pelos próximos anos
Ele é semelhante aos cânions tradicionais – só que debaixo d’água. Entenda como essas estruturas se formam.
A dissolução das rochas da região, formadas em um antigo mar, deu origem às muitas cavernas que hospedam fósseis de mamíferos extintos e o crânio mais antigo da América.
Entenda por que a cidade é considerada a capital gaúcha da geodiversidade.
Ela foi descoberta na década de 1980 no interior da Paraíba. Entenda por que um pingente com essa gema chega a valer R$3 milhões.
A cratera localizada na divisa entre Mato Grosso e Goiás é do tamanho da cidade de São Paulo – e é a maior estrutura de impacto da América do Sul
Já foram encontrados fósseis de marsupiais, tatus e de grupos de mamíferos que nem existem mais. Conheça esta Unidade de Conservação do Rio de Janeiro.
Pangeia é o supercontinente mais conhecido de todos. Mas você sabia que existiram outros antes (e depois) dele?
O cenário bem diferente do atual existiu antes (e até após) a separação dos continentes da América do Sul e África
Hoje sabemos que o nosso planeta tem 4,567 bilhões de anos. Mas como chegamos a esse número? Veja como os geólogos calcularam a idade da Terra.
Dizer que o Brasil está livre de abalos sísmicos é mito. Conheça o histórico de terremotos no país.
Columbia, Rodínia, Gondwana. Esses são só alguns dos grandes continentes do passado. Saiba como eles se formaram – e como será o próximo supercontinente.